‘‘Faço minha a frase do poeta romano, Ovídio: 'nitimur in vetitum...' (dirijo-me ao proibido, ao que me é negado). E estendo a ti esse convite.’’

Daniel Medeiros

Ali, às terças-feiras, entrou em contato com as aulas de filosofia ministradas pelo saudoso mestre prof. Aluizio Lopes de Brito, que anos antes havia coordenado os trabalhos que levaram à criação do código de ética profissional dos psicólogos brasileiros. Às quarta-feiras, o encontro era com a prof. Dra Josevânia Silva, que magistralmente se esforçava para sintetizar o percurso histórico da psicologia enquanto ciência e profissão; a rotina de estudos terminava às sextas-feiras, com as aulas práticas no laboratório de neuroanatomofisiologia.

Aos fins de semana costumava frequentar o interior do Estado. E foi assim, entre os trabalhadores do campo e seus balaios de macacheiras, as feiras de Jacaraú e Lagoa de Dentro e as festas do São João paraíbano, que o interesse pela psicologia social em comunidades despertou. De volta a sua cidade natal, no Rio de Janeiro, deu prosseguimento aos estudos psicológicos, mas, foi o contraste característico da desigualdadel social na cena carioca que o levou a participar dos Encontros Nacionais e Regionais da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Deste modo, os deslocamentos cotidianos entre o conjunto de favelas da Maré, onde morava, e o prédio do Insituto Brasileiro de Medicina de Reabilização, na zona sul do RJ, passaram a compor o quadro da conjuntura que o levou a engajar-se num caminho de olhar crítico sobre as práticas clínicas, a educação e a intervenção psicossocial. Caminho este que o levou à Escola Superior de Educação de Viseu e ao ingresso na Ordem dos Psicólogos Portugueses…

Daniel Medeiros de Oliveira é psicólogo e psicoterapeuta brasileiro, membro do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, mestre em psicologia, mestre em intervenção psicossocial com crianças e jovens em risco, especialista em saúde mental e atenção psicossocial. É, ainda, membro da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) e possui experiência em psicologia clínica, psicologia educacional e psicologia social em comunidades.

Antes de se dedicar aos estudos da psicologia, enquanto ciência e profissão, Daniel fez um curto percurso pelas ciências das religiões. Foram os questionamentos e o interesse pela fenomenologia e a história das religiões comparadas, que, ironicamente, o motivou a trocar de curso, movimento que o levou a faculdade de psicologia, no Centro Universitário Joâo Pessoa, no nordeste brasileiro.

É o compromisso ético-político e o interesse genuíno pelos seres inacabados que têm conduzido a minha prática profissional.
— Daniel Medeiros

Venha para o laboratório narrativas